Header Ads

Introdução - Live-Action Realismo Mágico (Fantástica Jornada Noite Adentro)

Sinopse

"Recomendado por um amigo, resolvi mergulhar no universo mágico de Macondo e suas estórias extraordinárias. De posse de um dos exemplares do enigmático clássico Cem Anos de Solidão, embarquei nessa leitura com intenção de esquecer um pouco o turbilhão que a América Latina se afundou, entre ditadores insanos e revoluções civis violentas, como se pudesse embarcar em um universo paralelo e me perder por lá (...).


Para espanto meu antes mesmo de iniciar a leitura já estava envolto de todo encanto que cerca esta cidade encantada, com as crônicas de Eric Nepomuneno (O autor que não conheci / O autor que conheço) prefaciando os Cem Anos de Solidão com uma abordagem intrigante, que mostra um Gabriel Garcia Marquez sonhador e completamente selado ao cenário que criou, como se criador e criação fossem influenciados o tempo todo: Ele apresentava os cenários e personagens como se fossem amigos seus, e vivessem no cotidiano de todos que o conheciam – fato que descobri depois de iniciar a leitura ser a mais completa realidade.
Resolvi, então, em um lampejo de curiosidade, conhecer de perto os lugares que influenciaram Gabriel Garcia Marquez, enquanto imergia cada vez mais em sua obra.
De fato, realidade e fantasia se misturam e confundem-se o tempo todo.





E da casa grande na rua Loma, nº 19 – no San Angel Inn – , um mistério ainda maior: tal qual a guerra civil se intensificava, mais necessidade sentia de viver o mundo distante de Macondo, com seus pássaros e os relógios “cantantes”, e toda a fantasia que a cerca. E aquilo que no início parecia ser apenas um breve devaneio de meus sentidos combalidos, aos poucos fisicamente transformou-se em verdade plena, estando a edificação presa entre os dois universos, alternando à revelia a realidade, e transformando a nós mesmos, revelando feridas, anseios, loucuras e muito além do que se possa descrever em palavras.


Resta saber, na próxima “viagem”, de que lado estarei? Canhões, fantasmas, realidade ou fantasia?"



(...)


7ª Fantástica Jornada Noite Adentro


Dia 18/11/2011


Participe, as inscrições são gratuitas e limitadas.


Inscreva-se pelo e-mail: confrariadasideias@gmail.com



Informações


O QUE? Live-Action Realismo Mágico


QUANDO? madrugada do dia 18 para 19 de novembro (de sexta para sábado)


HORÁRIO? a partir das 22hs (até o dia seguinte!)


ONDE? BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA


Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana (muito próximo do metrô)Tel.: 11 5573-4017


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.